terça-feira, 10 de novembro de 2009

Estágio do dia 23/09/09

RELATÓRIO DO DIA 23 DE SETEMBRO

Aproveitando que não tínhamos aula nesta semana, por estar sendo realizado em Salvador o congresso de educação física, resolvemos ir à escola em dias que não fossem so nas terças feiras.
Como chegamos mais cedo que o habitual, aproveitamos para ver a movimentação nos arredores da escola. De frente existe uma praça bem grande, pena que pouco cuidada, mas mesmo assim todos os seus bancos estavam ocupados, muitos eram alunos da escola, pois estavam de uniforme, o bate papo e as brincadeiras rolavam entre eles descontraidamente.
Algumas pessoas faziam caminhadas ao redor da praça, enquanto outros estavam pelos bares próximos.
Quando o portão da escola foi aberto já havia uma boa presença de alunos nas imediações, espalhados e em grupos cada um já tinha seu ponto de encontro, à medida que iam chegando já ocupavam seus espaços. Cada grupo que ali estava mostrava se comportar de forma diferente, alguns apenas batendo papo, outros ouvindo musicas no celular e ai já aparecia uma outra divisão quanto ao gosto musical. Um grupo ouvindo rap e outro funk, sendo que não se misturavam e ocupavam espaços diferentes na frente da escola.
No livro jovem na metrópole aparecem algumas dessas formas de relacionamento e ocupação de espaços entre os jovens, como eles se relacionam entre si e com a cidade.
Vendo estes jovens na porta da escola, nos permitiu pensar como as pessoas se colocam no espaço urbano e circulam por ele, ficando evidente para nós a forma de ocupação de seus espaços, sua divisão em grupos por afinidades e o estabelecimento de seus padrões.
Dentro da escola, principalmente no intervalo não é diferente, com cada grupo se reunindo nos mesmos locais sempre, e apenas uns poucos alunos circulando por todo o pátio da escola.
Eduardo, renato e Vanderly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário