terça-feira, 10 de novembro de 2009

Estágio do dia 24/09/09

Aula do dia 24/09/09.

Foi discutido em sala de aula sobre o tema violência e que nos últimos anos muito se tem falado sobre este assunto, até porque esta passou a fazer parte do nosso cotidiano de maneira direta ou indiretamente, o que explica o interesse da discussão em sala principalmente sobre a violência nas escolas. E que esta motivação é comprovada em pesquisa recentemente pelos meios de comunicação que bombeiam á todo instante sobre os problemas que mais inquietam a população nos últimos anos. Foi discutido também que para podermos entender melhor os determinantes da violência e o papel da educação, algumas questões nos parecem pertinentes para ajudar a nossa reflexão. De que forma a violência é engendrada na nossa sociedade? Quais os valores que têm norteado as diferentes práticas sociais e entre estas, a educacional? Qual o papel da educação e da escola diante de uma sociedade com características violentas? E porque a mídia bombeia tanto com notícias sobre a violência?
Opinião do grupo.
A violência perpassa as diferentes relações sociais e aparece de forma explícita nos meios de comunicação de massa, principalmente na mídia televisiva. São vários os programas que enfatizam e reproduzem, com veemência, atos de violência e até de barbárie que acontecem freqüentemente nas sociedades de maneira em geral. É a sociedade do mundo capitalista que valoriza, essencialmente, o consumo.
Na verdade a escola também reflete o modelo violento de convivência social. E o mais grave é que muitos educadores não se apercebem como violadores dos direitos dos alunos. É o que podemos chamar de violência simbólica, que segundo Dulce Whitaker (1994), "ajuda não só a obscurecer a violência que está no dia-a-dia, no cotidiano, como também a esconder suas verdadeiras causas". É a violência sutil que, em geral, não aparece de forma tão explícita e serve para esconder e dissimular os conflitos.
Eduardo, Renato e Vanderly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário