quarta-feira, 29 de abril de 2009

RELATORIO DA AULA DO DIA 14/04/09

Inicio das aulas 18h50min
Termino: 22h20min

TEMA DA AULA – Atividade física e saúde
Os alunos chegam aos poucos por diversos corredores do bairro, a maioria á pé. Ao som de músicas os alunos vão chegando: brancos, negros, pardos entre outros.
Alunos ocupam os espaços da sala de aula, alguns ficam nos corredores outros sentados no banco do lado de fora. A diversão predileta deles é o celular, a maioria dos alunos de celular na mão, ouvindo musica, tirando fotos e mostrando o conteúdo do seu aparelho para outros colegas. Dentro da sala de aula existe um grupinho de mulheres que ficam nos fundos da sala.
No inicio da aula o professor deu um aviso que não iria trabalhar na quinta feira, pois faria uma viagem, mas que os alunos não ficariam sem aula, já que ele e iria havia conseguido um substituto para aquela data, e que as aulas seriam na quadra, o que agradou em cheio aos alunos.
Naquele dia a principio o professor não conseguiu prender a atenção dos alunos, a preocupação deles era de que teriam aulas na sala.
O professor levou uma edição da revista ciência e movimento para os alunos tomarem conhecimento sobre o tema da aula.
De repente uma aluna retardatária adentra a sala saboreando um belo sorvete de chocolate, chamando a atenção de todos e sendo motivo de um comentário feito pelo professor.
Durante a aula o professor ressaltou aos alunos a importância do profissional de educação física, citando por exemplo os médicos que receitam aos seus pacientes atividades físicas e nunca os pede para procurar um profissional da aérea para ver a melhor atividade para aquele paciente.
Citou que às vezes os atletas têm perda de sódio e potássio, durante os jogos, e que essas perdas são medidas.
Outro comentário foi que às vezes as escolas usam a educação física como válvula de escape nos horários vagos. Explicou também que educação física passou muito tempo a ser experimental, e que agora é um instrumento para desenvolvimento critico e racional dos alunos.
No final da aula ele apresentou aos alunos um livro sobre musculação, teceu alguns comentários sobre ele, ressaltando os beneficios da pratica, assim como os males provocados quando não se pratica de forma adequada.
Quando a aula já tinha terminado um aluno foi até o professor e lhe perguntou o que era e como calcular o IMC.
Naquele dia o recreio transcorreu com tranquilidade, o som da banda Cranberries tocava muito alto e era quase impossível conseguir conversar naquele espaço, os alunos espalhados pelo patio faziam seus lanches, outros apenas conversavam e alguns casais pelos cantos trocavam caricias bem contidas.
Vale comentar que nesta escola não existe sinal e que os professores é que controlam o horário das aulas, e que apenas antes de começarem as aulas e durante o recreio é que o som é ligado. No final da aula as 22:20 os alunos saem a maioria com pressa de retornarem as suas casas.

Eduardo, Renato e Vanderly

segunda-feira, 6 de abril de 2009

primeira visita a escola

ESCOLA VISITADA: ESCOLA ESTADUAL JULIO CESAR REIS DE OLIVEIRA.
SITUADA A PRAÇA JK, Nº 110, NO BAIRRO JK EM SETE LAGOAS.

A escola foi inaugurada em abril de 1989, e conta com a seguinte estrutura: 15 salas de aulas, 25 professores, sendo 3 professores de ed fisica.
1 sala da diretoria;
1 sala de reunião dos professores;
1 sala de secretaria;
1 sala de supervisão;
1 sala de informática;
1 sala de vídeo;
1 biblioteca;
Cantina;
Refeitorio;
Laboratório de ciências e biologia;
2 quadras, 1 iluminada e com alambrado e a outra aberta com vestiário.
A escola possui um grande espaço com estacionamento para professores, área arborizada com bancos e mesas com jogos de damas e xadrez, além de uma pequena horta.
A escola possui turmas de 1º, 2º, 3º anos do ensino médio e quatro turmas do EJA (fundamental e médio).
Obs: a escola também três entradas, sendo uma para guardar os carros dos professores, e outra para entrada e saida dos estudantes, e outra que fica às vezes para entrada e saida de estudante e professores que chegam atrasados. Sempre essas entradas são controladas pelo porteiro.
Existem espalhadas pelo patio caixas de som, o recreio é musical e os alunos circulam em todos os espaços da escola, onde brincam e fazem seu lanche, além de muita conversa e paquera.

Eduardo, Renato e Vanderly.