terça-feira, 21 de julho de 2009

CAMPEONATO DE FUTSAL

Execução do hino nacional antes da final do campeonato.

Entrega de medalha aos participantes do campeonato feito pela diretora.
Imagem de uma das partidas do campeonato


Professora grazielle preenchendo a sumula do jogo.




Destaque do campeonato foi a participação dos torcedores.


















Time de futsal feminino que representa a escola em torneios interestaduais.


























Alunos torcendo por seus colegas de sala.









Professora Raquel e o time vice campeão.










Professora Grazielle e o time campeão do torneio.













FOTOS DO CAMPEONATO DE FUTSAL REALIZADO NO MÊS DE JULHO DE 2009.



























sexta-feira, 10 de julho de 2009

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO DIA 07/07/09

Ao chegarmos notamos uma nova edição do jornal jovem , afixado na parede ao lado da diretoria, muito interessante e com muitas noticias e novidades, se destacando a agenda de festas e shows da cidade, além de sinopse de filmes, poesias e recadinhos da galera.
Outro destaque na escola é que nesta semana iria iniciar um torneio interno de futsal, e é claro que os meninos estavam agitados e o assunto não era outro, fomos convidados a participar do torneio auxiliando as professoras de educação física do turno da manhã que promoviam o torneio. Mais a frente estaremos publicando o desenrolar deste campeonato, com fotos e descrevendo nossas experiências neste evento.
Quanto a aula o pessoal já estava meio que em ritmo de férias e foi dentro da sala, com o professor promovendo um bate papo a cerca de todo conteúdo ministrado por ele durante o semestre. Alguns alunos participaram e opinaram, enquanto outros preferiram ficar calados e outros ainda estavam bem desligados do assunto.
Encerramos nossas visitas nesta primeira parte do ano, ficou para nós a constatação de que a escola é bastante organizada, existe uma dedicação muito grande de seus funcionários e professores. Ficou também bem evidente que dar aulas é uma tarefa bastante árdua, pois não é fácil lhe dar com os alunos, existe uma resistência muito grande por parte deles em relação a uma aula bem articulada de educação física que não seja somente o famoso rolar a bola, e que o professor tem que ter muita didática, além de muito jogo de cintura para contornar a situação.
Eduardo, Renato e Vanderly
RELATORIO DE ESTÁGIO – VISITA DO DIA 30/06/09

Ao chegar víamos os alunos espalhados pelo lado de fora da escola, alguns na entrada do portão, outros no passeio do outro lado da rua e mais alguns na porta de um bar que fica na esquina da rua da escola, bem de frente para uma praça, que por sinal é a única do bairro. Dois motociclistas estavam parados na entrada da escola numa conversa descontraída com algumas alunas. O senhor que fica na portaria da escola e é uma espécie de inspetor do pátio insistia constantemente para que os alunos entrassem. Coma na escola não há sinal antes das aulas o serviço de auto falante executa algumas musicas, neste dia por sinal o som era de Zé Ramalho, quando a musica para é o sinal para professores e alunos se encaminharem para as salas pois as aulas vão iniciar. Percebe-se que existe uma tolerância para a entrada dos alunos e o portão permanece aberto por mais um tempo depois que as aulas começam.
Sobre as aulas em si neste dia muito pouco a falar, foi exatamente uma copia das anteriores com o professor fazendo a chamada na sala e em seguida levando os alunos para as duas quadras, onde os alunos jogavam futsal e vôlei. De diferente nas aulas apenas o comportamento das turmas e dos alunos. Em uma das classes havia uma discriminação em relação a participação das mulheres no futebol, enquanto em outra elas participavam normalmente e bem a vontade com os meninos, inclusive com uma jogando até no gol.
Percebemos também que em outra turma a participação dos alunos na atividade era quase nenhuma, eles preferiam ficar pelos cantos em grupos conversando e mostrando as musicas de seus aparelhos de celulares para os outros. Ao final de cada aula retornavam para as salas, um ponto importante é que neste trajeto sala/quadra e quadra/sala eles se mostravam bastante disciplinados, sem barulhos e sem muita algazarra.

Eduardo, Renato e Vanderly.