quarta-feira, 13 de maio de 2009

ESTÁGIO REALIZADO NO DIA 28/04/09

Neste dia quando chegamos havia um clima diferente no ar, a grande maioria dos alunos
chegavam para as aulas e permaneciam no patio, em uma mesa percebemos que parte dos professores estavam reunidos conversando, notamos que apenas a professora de inglês não estava junto dos seus colegas, pois estava em outra mesa em companhia de alguns alunos.
Mais tarde viemos a saber que a reunião dos professores estava tratando de uma futura paralisação por melhores condições de trabalho e de salários. A direção da escola não interviu na reunião e deixou os professores a vontade, por este motivo as aulas iniciaram com um atraso de 20 minutos.
A aula foi novamente em sala de aula e como sempre o seu inicio foi de lamentações por parte dos alunos que queriam ir para a quadra. Naquele dia a quadra estava alugada para a realização de uma pelada de moradores do bairro.
Percebemos que em todas as aulas perde-se muito tempo com a mesma discussão de aulas em sala e não na quadra, sendo que os alunos fizeram uma proposta de estarem alugando a quadra para as aulas, que foi de pronto rechassada pelo professor.
Vale dizer que as aulas em sala de aula são uma exigência da direção do colégio, sendo que deve haver um rodizio entre a sala de aula e a quadra.
Depois de acalmado os ânimos o professor apresentou aos alunos o “dicionario critico da educação física, que inclusive faz parte da biblioteca da escola. Foram feitos comentários do livro e da importância da educação física escolar.
Em uma das turmas de 1º ano a maioria dos alunos estavam muito dispersos, alguns conversando, outros escrevendo e poucos participavam da aula. Pudemos apurar que naquele dia haveria avaliação e entrega de trabalho de biologia, daí o motivo da dispersão e agitação na sala.
Já em outra turma também de 1º ano, simplesmente não aconteceu aula, primeiro pela eterna discussão das aulas na sala e depois pela algazarra e total falta de comprometimento da turma com a matéria. Para eles educação física tem que ser fora da sala de aula, na sala não interessa. Esta turma nos deixou muito assustados, pela postura dos alunos na sala, que naquele momento não respeitaram a presença do professor e até mesmo pelo palavreado usado por alguns adolescentes, resumindo nesta sala não houve aula neste dia. Por fim o ultimo horário foi mais tranquilo, já que a quadra estava alugada até as 21:00hs e os alunos conseguiram convencer o professor a irem fazer a aula lá. Aula esta que foi de uma pelada na quadra, onde os próprios meninos organizaram e vólei na outra quadra com as meninas e alguns meninos que não gostam de futebol ou não tem “habilidade” e por isso ficaram de fora da pelada.
Um detalhe que nós chamou a atenção foi de que durante a pelada alguns meninos jogavam futebol descalços, o professor apenas observou as atividades.

Eduardo, Renato e Vanderly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário