sexta-feira, 10 de julho de 2009

RELATORIO DE ESTÁGIO – VISITA DO DIA 30/06/09

Ao chegar víamos os alunos espalhados pelo lado de fora da escola, alguns na entrada do portão, outros no passeio do outro lado da rua e mais alguns na porta de um bar que fica na esquina da rua da escola, bem de frente para uma praça, que por sinal é a única do bairro. Dois motociclistas estavam parados na entrada da escola numa conversa descontraída com algumas alunas. O senhor que fica na portaria da escola e é uma espécie de inspetor do pátio insistia constantemente para que os alunos entrassem. Coma na escola não há sinal antes das aulas o serviço de auto falante executa algumas musicas, neste dia por sinal o som era de Zé Ramalho, quando a musica para é o sinal para professores e alunos se encaminharem para as salas pois as aulas vão iniciar. Percebe-se que existe uma tolerância para a entrada dos alunos e o portão permanece aberto por mais um tempo depois que as aulas começam.
Sobre as aulas em si neste dia muito pouco a falar, foi exatamente uma copia das anteriores com o professor fazendo a chamada na sala e em seguida levando os alunos para as duas quadras, onde os alunos jogavam futsal e vôlei. De diferente nas aulas apenas o comportamento das turmas e dos alunos. Em uma das classes havia uma discriminação em relação a participação das mulheres no futebol, enquanto em outra elas participavam normalmente e bem a vontade com os meninos, inclusive com uma jogando até no gol.
Percebemos também que em outra turma a participação dos alunos na atividade era quase nenhuma, eles preferiam ficar pelos cantos em grupos conversando e mostrando as musicas de seus aparelhos de celulares para os outros. Ao final de cada aula retornavam para as salas, um ponto importante é que neste trajeto sala/quadra e quadra/sala eles se mostravam bastante disciplinados, sem barulhos e sem muita algazarra.

Eduardo, Renato e Vanderly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário