quarta-feira, 25 de novembro de 2009

ESTÁGIO DO DIA 24/11/09

Aula do dia 24/11/2009.

Foi discutido em sala de aula sobre sexualidade, e que o conhecimento do corpo e de seu funcionamento propicia uma maior conscientização da importância da saúde e da necessidade de ações curativas e principalmente preventivas. Que nossos jovens não estão tendo acesso a informações ”confiáveis” a respeito de sexualidade, estão iniciando sua vida sexual cada vez mais cedo e sem maturidade e conhecimento para tal. A imposição de certos padrões de beleza veiculados pela mídia, acrescidos de músicas que induzem ao sexo, são fatores que propiciam essa iniciação tão precoce e despreparada. Essa imaturidade pode lhes causar sérios problemas, alguns deles até irreversíveis como por ex: o aborto.
Discutiu sobre a importância do papel da Escola, em especial da Educação Física, na formação do indivíduo. A Educação Física, por privilegiar o uso do corpo e a formação de hábitos, atitudes e valores na busca de uma construção de uma cultura corporal, é um excelente espaço onde o conhecimento, o respeito e a relação prazerosa com o próprio corpo podem ser trabalhados. Falou também da gravidez indesejada que ocorre na maioria com as adolescentes, dos métodos contraceptivos, de doenças sexualmente transmissíveis,como a AIDS etc, e finalmente como a Educação Física pode ajudar no desenvolvimento da sexualidade.
Opinião do grupo.
Os pais têm papel fundamental quanto à orientação sexual de seus filhos, assim como a Escola não pode se omitir, deve procurar sempre esclarecer fatos e tirar dúvidas dos educandos. Os profissionais de educação física devem oportunizar situações que favoreçam ações reflexivas sobre a atuação da mídia quanto ao apelo à sexualidade, desmitificar questões de gênero e estar atento quanto à auto-estima de seus alunos. Será por meio do diálogo, da reflexão e da possibilidade de reconstruir informações, pautando-se sempre no respeito a si próprio e ao outro, que o jovem conseguirá transformar, ou reafirmar concepções e princípios, construindo significativamente seu próprio código de valores.
No encerramento de nossas visitas em 2009, fica o sentimento de que a escola é um local ainda muito fechado em seu mundo, com muitas normas e códigos que ditam a conduta de alunos e professores e que precisa haver um maior dialogo dela com alunos e a comunidade. Um exemplo disso a suspensão por parte da diretoria da escola das aulas de educação física nas quadras, quadro que so mudou depois de muita reivindicação e dialogo dos alunos com a direção. Ficou muita coisa boa desse ano de estágio, como a relação do professor com a sua matéria, a forma como ele encara a educação física e uma visão da realidade escolar que nós iremos enfrentar em breve.
Eduardo, Renato e Vanderly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário